Foto: Vinicius Becker (Diário)
rede hoteleira registra lotação máxima para os dias de vestibular.

Santa Maria entra em clima de vestibular para receber milhares de estudantes no próximo final de semana, quando ocorrem as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os exames serão aplicados no sábado e no domingo, mobilizando uma ampla força-tarefa que envolve a universidade, órgãos de segurança, trânsito, rede hoteleira e setor gastronômico do município.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Vestibular da UFSM será realizado em seis cidades: Cachoeira do Sul, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria. As provas acontecem no dia 10, das 13h30min às 16h30min, e no dia 11, nos turnos da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h30min às 18h30min. O processo seletivo é composto por 120 questões objetivas e uma redação.
Já o Processo Seletivo Seriado (PSS), destinado a estudantes do Ensino Médio com provas aplicadas ao final de cada ano letivo, também ocorre nos dias 10 e 11 de janeiro, em 12 cidades: Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
Em Santa Maria, que deve concentrar o maior número de candidatos, cerca de 10 mil estudantes são esperados nos dois dias de provas, vindos de diferentes cidades da região. As provas 1, 2 e 3 do PSS serão aplicadas no Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), localizado na Rua Silva Jardim, no Bairro Nossa Senhora do Rosário.

Crescimento no número de candidatos
Conforme dados da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd), o Vestibular e o PSS somam, juntos, cerca de 23 mil inscritos para ingresso em 2026 — um aumento de aproximadamente 4 mil candidatos em relação ao ano passado, quando foram registradas cerca de 19 mil inscrições. Desse total, 1.707 inscrições são do Vestibular e 2.003 do PSS (terceiro ano).
Para dar conta da demanda, uma força-tarefa foi organizada em diferentes frentes. Dentro da universidade, equipes atuam no acolhimento de estudantes e familiares. No entorno do campus sede, ações especiais de trânsito serão realizadas para garantir fluidez e segurança nos acessos. Já fora da UFSM, a movimentação é percebida na rede hoteleira e no setor gastronômico, que se preparam para receber visitantes durante o fim de semana.
Logística e estrutura
De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, a organização do vestibular envolve cerca de 1,5 mil pessoas, entre fiscais de sala, auxiliares, coordenadores de prédio e de áreas do conhecimento, além de elaboradores de questões, revisores e auditores.
— A logística é complexa e começa antes da aplicação das provas. Já na quarta e na quinta-feira, os cadernos são enviados para as cidades onde ocorrerão os exames, seguindo protocolos rigorosos de segurança — explica Tybusch
Outro ponto de destaque é a estrutura montada no Largo do Planetário, no campus sede, que tradicionalmente concentra a movimentação nos dias de prova. O espaço contará com a presença de veículos de comunicação da cidade e da região, banheiros químicos, praça de alimentação, estandes de cursos pré-vestibulares e empresas que oferecem serviços de apoio, atendimento e acolhimento aos candidatos e familiares.
Trânsito e Transporte
A UFSM também destacou que uma força-tarefa de segurança e mobilidade urbana irá atuar durante os dois dias de provas. A ação envolve o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), com foco na organização do fluxo de veículos nos três principais acessos ao campus sede da UFSM, em Camobi, além do entorno da Universidade Franciscana (UFN), onde serão aplicadas as provas do PSS.

Em relação ao transporte urbano de passageiros, a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) informou que avalia a implementação de um serviço especial, com horários extras, para facilitar o deslocamento dos estudantes dos bairros da cidade até os locais de prova.
Hotéis e Restaurantes
O impacto do vestibular também é significativo na rede hoteleira e gastronômica de Santa Maria. O município conta com cerca de 13 hotéis principais, que juntos somam aproximadamente 2,5 mil leitos, além de restaurantes que já se organizam para atender ao aumento da demanda, especialmente nas regiões central e leste da cidade, incluindo o bairro Camobi.

Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Santa Maria (Sindhturr), João Provensi, o setor vem se preparando antecipadamente, diante de um cenário de crescimento econômico desde a retomada do vestibular, em 2023. Conforme ele, a rede hoteleira já sinaliza alta taxa de ocupação para o fim de semana das provas, com maior procura por hospedagens localizadas na região leste, pela proximidade com o campus da UFSM. Já em relação aos restaurantes, Provensi garante que os estabelecimentos tradicionais do Centro e de Camobi estarão abertos para atender estudantes e familiares.

Turismo Regional
O secretário de Turismo de Santa Maria, Ewerton Falk, acrescenta que, desde a retomada das provas presenciais, o vestibular da UFSM tem resgatado a regionalidade, com a vinda de candidatos de cidades da região para prestar o concurso, o que gera impacto positivo direto na economia local, por meio do consumo.
— Janeiro e fevereiro, historicamente, são meses de menor atividade turística em comparação com o restante do ano. O vestibular acaba funcionando como um importante indutor econômico nesse período, ao atrair milhares de visitantes para a cidade — destaca o secretário.